O que é ansiedade?
- Dra. Simone Saraiva
- 21 de jan. de 2017
- 2 min de leitura
A ansiedade é uma característica natural de todo ser humano diante de situações desconhecidas ou de grande expectativa.
É através da ansiedade que nos preparamos, planejamos, pensamos, agimos sobre o futuro próximo ou distante.
Ansiar é o mesmo que desejar, querer, buscar, almejar, cobiçar, perseguir ou esperar por algo ou por alguém.
Então, como isso pode se tornar um transtorno?

É importante dizer que a ansiedade é uma reação orgânica à situações de imprevisibilidade. Ou seja, o que é imprevisível desperta medo e, o medo, desencadeia reações físicas que preparam a pessoa para enfrentar situações de perigo.
Nessas situações, o corpo libera substâncias endócrinas (produzidas pelo próprio corpo) e aciona mecanismos autônomos como respiração e batimentos cardíacos automáticos, que deixam a pessoa em estado de alerta, que só passa, quando o indivíduo sente, conscientemente, que o perigo passou.
Nesses momentos, a pessoa sente os efeitos da ansiedade no corpo: respiração ofegante, batimentos cardíacos acelerados, musculatura tensa, estado de atenção constante, pensamento acelerado, inquietude e sensação de desconfiança.
Algumas pessoas apresentam características genéticas, físicas e/ou psicológicas mais sensíveis à essa reação do organismo, ou mesmo, disfunções no sistema que controla essas reações e, é isso que desencadeia o transtorno de ansiedade.
Situações específicas, circunstâncias ambientais, experiências pessoais, cultura e educação também são fatores que influenciam na reação orgânica, mais forte ou mais tranquila, de cada pessoa frente à uma situação de ansiedade.
O que caracteriza o transtorno de ansiedade, é a intensidade exagerada desses sintomas físicos e a frequência com que esses sintomas são sentidos.
Um certo nível de ansiedade frente à uma entrevista de emprego, às vésperas de uma ocasião especial, diante da espera de uma notícia importante ou mesmo no momento de uma prova, são considerados situações de ansiedade normal e espera-se que todos sintam reações diferentes.
Porém, se, situações simples do dia-a-dia como falar com alguém, sair de casa, fazer um telefonema, tomar uma decisão, dizer não, ir ao banco ou mesmo fazer uma atividade do trabalho, desencadeia uma reação de ansiedade extrema, isso pode indicar um transtorno.
Nos casos de ocasiões especiais, em que reações de ansiedade já são esperadas, a intensidade dos sintomas é o que determina se há um transtorno.
Sudorese intensa, falta de ar, batimentos muito acelerados ou irregulares, aumento ou queda brusco da pressão, choro, desespero, descontrole emocional e medo extremo são sintomas de um transtorno ou de uma crise de ansiedade.
Nos dois casos, é importante procurar um psicólogo ou um psiquiatra para realizar uma avaliação especializada para determinar o diagnóstico.
Os transtornos de ansiedade tem muitas faces e muitas formas de manifestação, por isso é tão importante ajuda especializada.
Caso tenha se identificado de alguma forma com os sintomas descritos no texto, procure um profissional que possa auxiliar você e diagnosticar corretamente seu caso.
Se ainda tem alguma dúvida, posso ajudar!
Acesse meu e-mail ou o chat através do meu site: http://bit.ly/2Efvc8d
Fale comigo pelo Whatsapp: http://bit.ly/2CODG92
Atendimentos em Uberlândia - MG de segunda a quarta
Atendimentos em Patrocínio - MG às sextas feiras

#ansiedade #psicologoonline #mundopsicólogos #uberlandia #psicologouberlandia #psicanaliseuberlandia #psicologauberlandia #patrocínio #patosdeminas #sintomasdaansiedade #oqueéansiedade #psicologoonlinegratis #comolidarcomaansiedade #tratamentoparaansiedade #crisedeansiedade #ansiedaderemedio #ansiedadetratamentonatural #transtornodeansiedade #ansiedadecomocontrolar #ansiedadesignificado #ansiedadeedepressão